fbpx
Loader Image
Alimentação saudável também pode ser gostoso

Alimentação saudável também pode ser gostoso

A Nutrição funcional evoluiu muito nos últimos anos graças a muitas pesquisas e descobertas. O mercado funcional acompanha essa tendência para suprir as necessidades e expectativas cada vez mais crescente de pessoas que tem a consciência de que a alimentação é a base para a saúde sua e de sua família.

Para que bons hábitos de alimentação perdurem na rotina de uma família, prazer e saúde devem ser aliados à dieta ao invés de conflitarem um com outro. Ao contrário, a tendência é o “proibido” tornar-se cada vez mais desejado e o prazer sinônimo de quantidade.

Atendendo a esse mercado surgiu a Gastronomia Funcional, aliando a nutrição funcional à gastronomia e respeitando a individualidade bioquímica das pessoas, cada vez mais alérgicas e intolerantes. Usando como ingredientes alimentos funcionais, que produzem efeitos benéficos à saúde, o chef da gastronomia funcional parte do princípio de que a sua criação tem que ser saudável, nutritiva, funcional e também com muito sabor, textura e aromas maravilhosos.

Cuszcuz Marroquino de quinua

1 xicara de quinua mix ( preta e branca) em grãos
2 xicaras de caldo de legumes caseiro (receita a seguir)
1/2 xícara de uva passas
10 tomatinhos cerejas cortados ao meio
4 azeitonas pretas chilenas picadinhas
3/4 de xícara de castanha de caju picada
2 colheres de sobremesa de azeite
1/2 xícara de folhas de hortelã picadinhas

Cozinhe a quinoa no caldo de legumes por 10 minutos ou até que os grãos dobrem o tamanho e misture os demais ingredientes.

Outras Receitas
Caldo de legumes caseiro

1 alho poró cortado em 3 ou 4
1 abobrinha em rodelas
1 cebola em quartos
1 cenoura cortada em 3 ou 4
1 talo de aipo cortado em 3 ou 4
1 tomate sem semente em quartos
1 bouquet garni – Bouquet Garni é um maço de ervas usado para dar sabor aos pratos como sopas, caldos e ensopados, amarrado com um barbante. É retirado ao final do cozimento. A combinação clássica é louro, tomilho e salsa, apesar de alguns também conterem sálvia e/ou alecrim. Junte 20 talos de salsa crespa e 2 talos de tomilho e enrole com as duas folhas de louro e amarre com um barbante.

Coloque todos os ingredientes em uma panela bem grande e cubra com água. Deixe em fogo baixo por 2 horas. A água não precisa borbulhar e a baixa temperatura evita que seu caldo fique com um gosto amargo. Peneire o líquido e ele está pronto para ser usado.

Pode congelar em porções individuais ou em forminha de gelo para usar como base de tempero.

Outras Receitas

No Comments

Give a Reply